A mística e a mecânica em filosofia moral

Perspectivas

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ISSN: 2448-2390
Editor Chefe: Judikael Castelo Branco
Início Publicação: 01/08/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Filosofia

A mística e a mecânica em filosofia moral

Ano: 2021 | Volume: 6 | Número: 1
Autores: J. B. M. Prates
Autor Correspondente: J. B. M. Prates | batistaprates1@gmail.com

Palavras-chave: Bergsonismo, Ética, Direitos animais.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Em Intertexto, poema de B. Brecht[1], uma questão filosófica é tratada: por que devo preocupar-me com os outros? A alusão ao poema insere-nos de pronto no vértice desse trabalho. Trata-se do problema da alteridade. Percorreremos as abordagens clássicas da ética autocentrada, situando em cada uma delas um vício original, a saber, a confusão entre tempo e espaço. Fora dos marcos da metafísica bergsoniana, deixa-se de considerar uma dimensão da realidade, o tempo. O resultado será a constituição de uma ética coadunada com a natureza das representações intelectuais – espaciais, portanto –, estruturada pela lógica da conservação, o que sacrificará necessariamente o alcance da universalidade, compreendida em seu sentido largo, a qual não será jamais, sob a perspectiva bergsoniana, alcançada sem o contato com o que há de mais íntimo no real, o tempo, o movimento criador. O caráter autorreferenciado da tradição ética aparecerá como desdobramento de um modo de vida (fechado) que orienta a confecção e interpretação da forma legal, atingido pela manifestação normal de nossas faculdades para estar e agir no mundo.

 

 Primeiro levaram os negros / Mas não me importei com isso / Eu não era negro / Em seguida levaram alguns operários / Mas não me importei com isso / Eu também não era operário / Depois prenderam os miseráveis / Mas não me importei com isso / Porque eu não sou miserável / Depois agarraram uns desempregados / Mas como tenho meu emprego / Também não me importei /Agora estão me levando / Mas já é tarde. /Como eu não me importei com ninguém / Ninguém se importa comigo.



Resumo Inglês:

In a Brecht’s poem a philosophical question in posed: why should I care about others? The poem projects us in the core of this paper, about the “problem of alterity”. We intend to pass through the classical self-centered approaches in moral philosophy, discerning in each one of them a main misperception: the correspondence between time and space, that results in a intellectualized ethics, guided by special representation, structured by the logic of conservation. This approach necessarily put down the intuition of broad universality, wich, according to Bergson, can’t be reached without the intuition of real time, the creative movement of reality. This self-centered aspect of classical ethics appears, for Bergson, as a development of a closed way of living, the one that orientates the form of the law and is archived by the usual manifestation of our spatial faculties of intelligence.