O presente artigo tem como objetivo discutir as adaptações das práticas mágico-religiosas ao advento da sociedade urbana brasileira. Coloca-se em perspectiva o pensamento mágico presente na esfera religiosa brasileira, a qual se delineou a fim de ganhar os traços exigidos para a existência no meio urbano. Ao diversificarem-se, tomando formas diversas, as práticas mágico-religiosas passaram a cumprir papéis especÃficos, mantendo-se em diálogo com as transformações sociais que a urbanização brasileira impôs ao habitante da cidade. Dentre as composições que se foram equacionando contemporaneamente, dá-se atenção especial ao surgimento do mercado de bens de salvação, o qual imprime na esfera religiosa a lógica própria do mercado. Salienta-se que uma das razões das adaptações contemporâneas e da reprodução de práticas mágico-religiosas tão bem ajustadas ao espaço da urbe consiste na singularidade da experiência de modernização brasileira. Tal experiência singular de modernização, por sua vez, é marcada pela dissonância entre o processo de urbanização e os demais processos de transformação social atrelados à racionalização da sociedade ocidental, como o processo de secularização pelo qual passaram as diversas experiências de modernização.Essas reflexões, por sua vez, contribuem para a compreensão da experiência urbana brasileira como uma individualidade histórica dentre outras, nos amplos quadros da modernidade ocidental.
The aim of this article is to discuss the adaptations of magical-religious practices to the emergence of Brazilianurban society. The magical thought, which is part of Brazilian religious sphere, is put in perspective, takinginto consideration how it developed in order to get the necessary features to exist in the urban scenario. These magical-religious practices gained various forms so that they could play specific roles, keeping at the sametime the relation with the social transformations that Brazilian urbanization demanded to those who lived inthe emerging cities. Special attention is given to the contemporary advent of the market of salvation goods,what gives to the religious sphere the logic of the market. One of the reasons of the contemporary adaptationsand reproduction of magical-religious practices, which are so well adapted to the urban scenario, is the peculiarityof the Brazilian modernization experience. Such peculiar experience of modernization is characterizedby the dissonance between the process of urbanization and other processes of social change which are partof the rationalization of Western societies, such as the process of secularization that various experiences ofmodernization passed through. These considerations help to understand Brazilian urbanization as a historicalindividuality among others within Western modernity.