Os livros biográficos, no Brasil, representam um lugar privilegiado para as histórias de vida de pessoas conhecidas ou anônimas. Temos como objetivo, portanto, neste artigo, refletir sobre o processo de produção das biografias de João Gilberto e Caetano Veloso, ambas escritas por jornalistas, a partir de dois operadores metodológicos, que são a memória e o testemunho. A análise das obras, tendo como referência esses operadores, nos possibilitam indicar que o jornalismo testemunhal amplia as temporalidades do campo, antes visto especialmente pela lógica do tempo presente, e passa a ser também um poderoso agente de memória cultural.
In Brazil, biographical books represent a privileged space for the lived experience stories of both famous and anonymous individuals. Therefore, this article aims to reflect on the process of producing the biographies of João Gilberto and Caetano Veloso, both written by journalists, using two methodological operators: memory and testimony. The analysis of these works, from these operators as a reference, allows us to indicate that testimonial journalism extends the temporalities of the field, previously seen mainly through the logic of the present time, and becomes a powerful cultural memory agent.
Los libros biográficos, en Brasil, representan un espacio privilegiado para conocer las historias de vida de personas famosas y anónimas. Nuestro objetivo con este artículo es reflexionar sobre el proceso de producción de las biografías de João Gilberto y Caetano Veloso, ambas escritas por periodistas, utilizando dos operadores metodológicos: la memoria y el testimonio. El análisis de estas obras, tomando como referencia estos operadores, nos permite indicar que el periodismo testimonial amplía las temporalidades del campo, antes visto principalmente a través de la lógica del tiempo presente, y así se convierte en un poderoso agente de la memoria cultural.