Este artigo traz reflexões, questões e soluções relacionadas à montagem de Miau, de Victor Flusser, e mostra sua adaptação ao ambiente virtual. É uma experiência em processo, desenvolvida pelo G-pem -Grupo de Pesquisa em Educação Musical da Unesp. O texto inspirou-se na ideia de rizoma (Deleuze; Guattari, 2017) e com ele buscou-se um caminho do “eu”ao “nós”. Ele contém: Introdução, descrição da estrutura da obra; ponderações acerca da base-guia que orienta as gravações; questões relacionadas ao Cânone Gestual; especificidade das vozes infanto-juvenis; descrição de técnicas utilizadas na produção do áudio. Em todos os segmentos apontam-se questões surgidas e soluções encontradas.
This article brings reflection, questions and solutions related to the montage of Miau, by Victor Flusser, and shows its adaptation to the virtual environment. It is an experience in progress, developed by G-pem -the Research Group on Music Education of Unesp. The text was inspired by the idea of Rhizome (Deleuze; Guattari, 2017); with it we constructed a path from “I”to “us”. Contents: Introduction; description of the work ́s structure; reflection about the audio-guide; questions about the montage of the Gestural Canon; specificities of children's and youth ́s voices; description of chosen techniques in the audio production. In these parts we point out the questions that came up and the solutions we found.
Este artículo trae reflexiones, cuestiones y soluciones relacionadas con el montaje de Miau, de Victor Flusser, y muestra su adaptación al medio virtual. Es un trabajo en proceso, desarrollado por G-PEM, el Grupo de Investigación en Educación Musical de la Unesp. El texto fue inspirado en la idea de rizoma (Deleuze; Guattari, 2017) y con él se buscó un camino del “yo”al “nosotros”. Contiene: Introducción, descripción de la estructura de la obra; consideraciones sobre la base guía que dirige las grabaciones; cuestiones relacionadas con elCanon del Gesto; especificidad de las voces infantojuveniles; descripción de las técnicas utilizadas en la producción del audio. En todos los apartados se señalan las cuestiones que han surgido y las soluciones encontradas