O presente artigo investiga o suporte oferecido e o papel desempenhado pela religião na construção de laços afetivos e religiosos que facilitaram a integração social dos imigrantes haitianos na sociedade brasileira de 2012 a 2015. Para alcançar esse objetivo, realizei observação acompanhante no Salão do Reino (Testemunha de Jeová) localizado no Jardim Londres em Campinas. Também, acompanhei várias atividades religiosas feitas pelas Testemunhas de Jeová no Brasil, presencialmente e online. Analisei, ainda, o corpus textual relacionado à questão da religião e da migração; além de outros textos importantes como artigos de jornal, dentre outros. A partir desse estudo, foi possível entender que a religião Testemunhas de Jeová, na tentativa de pregar e converter migrantes haitianos, construiu laços de amizade e de afetividade que facilitam a aceitação dos estudos bíblicos por parte destes imigrantes. Faz parte da própria política de pregação construir tais laços de uma maneira simbólica. Imigrantes com quem conversei durante essa pesquisa mencionaram o apoio que eles recebem dos seguidores dessa religião, como informações acerca do cotidiano da sociedade brasileira e suporte linguístico (ensino de português por alguns membros).
This article investigates the support offered and the role played by religion in the building of affective and religious ties that facilitated the social integration of Haitian immigrants into Brazilian society from 2012 to 2015. In order to achieve this goal, I made an accompanying observation in the Kingdom Hall of Jehovah, located in Jardim Londres in Campinas. Also, I followed several religious activities done by Jehovah’s Witnesses in Brazil personally and online. I have also analyzed the textual corpus related to the question of religion and migration; as well as other important texts such as newspaper articles, etc. From this study, it was possible to understand that the Jehovah’s Witness religion, in the attempt to preach and convert Haitian migrants, built bonds of friendship and affection that facilitate the acceptance of the biblical studies by these immigrants. It is part of the preaching policy itself to build such ties in a symbolic way. Immigrants I talked to during this research mentioned the support they receive from followers of this religion, such as information about the daily life of Brazilian society and linguistic support (teaching Portuguese by some members).