MIL’ TONS: UMA IDENTIDADE CULTURAL MUSICAL MIL’ TONS: A MUSICAL CULTURAL IDENTITY

Revista Ecos

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ISSN: 23163933
Editor Chefe: Agnaldo Rodrigues da Silva
Início Publicação: 31/12/2003
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

MIL’ TONS: UMA IDENTIDADE CULTURAL MUSICAL MIL’ TONS: A MUSICAL CULTURAL IDENTITY

Ano: 2012 | Volume: 13 | Número: 2
Autores: Alberto Carlos de Souza
Autor Correspondente: A. C. Souza | acsouza71@bol.com.br

Palavras-chave: Música Popular Brasileira; Lugares de Memória; identidade cultural.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Estudo que busca discutir os lugares de memória nas obras fonográficas “Minas” e “Geraes”, de Milton Nascimento, lançadas em 1975 e 1976, respectivamente; vistas pela crítica da época como as mais representativas do “movimento” Clube da Esquina. Tais obras foram engendradas num contexto em que o Brasil vivia um momento de forte repressão política, circunstância na qual Milton e seus parceiros percebem a oportunidade de, em “Minas” cantar para dentro, em suas raízes interioranas e, em “Geraes”, cantar para fora, ao incorporar à sua musicalidade elementos latino-americanos. “Minas” e “Geraes” têm o significado de serem “lugares sem frestas”, incapazes de serem tocados por um sistema cuja premissa era a total falta de sensibilidade para o humano e o universal.



Resumo Inglês:

A study that discusses the places of memory in the works phonograph "Minas" and "Geraes", Milton Nascimento, launched in 1975 and 1976, respectively, seen by critics of the season as the most representative of the "movement" Clube da Esquina. Such works have engendered an environment in which Brazil was experiencing a time of severe political repression, a situation in which Milton and his partners realize the opportunity in "Minas" sing in, in their roots in the countryside, and "Geraes”, sing out, by incorporating elements of its musicality of Latin America. "Minas" and "Geraes" has the meaning of being "places without gaps", are unable be touched by a system whose premise was the total lack of sensitivity to the human and universal.