Propõe-se um estudo sobre as relações entre música, sociedade e mito na obra de Richard Wagner, destacando a importância do mito e da música como linguagens de interpretação da cultura e a difusão que a obra wagneriana proporcionou à mitologia germânica na cultura ocidental. Destarte, menciona o antropólogo Anthony Seeger, interpretamos a música como um elemento-chave do processo de construção do mundo social e conceptual, sendo o estudo da performance, uma análise figurativa da vida social. Embora coexistam diversas ideologias em cada mito, alvitra-se uma discussão a respeito dos subsÃdios que a ópera Tristão e Isolda, em especial, conferiu à ideia de mito, inserindo-se aqui valores percebidos tanto na sociedade do século XIX quanto na atual.
A study of the relationships between music, society and myth in the work of Richard Wagner is proposed; highlighting the importance of myth and music as language for culture interpretation and dissemination of Germanic mythology in Western culture provided by Wagner’s works. Thus mentioning anthropologist Anthony Seeger, we interpret music as a key element in the process of building social and conceptual world, being the study of the performance, a figurative analysis of social life. Although several ideologies coexist in each myth, a discussion is proposed regarding the subsidies that the opera Tristan and Isolde, in particular, granted to the idea of myth, introducing values that could be perceived both in XIX century and today’s society.