O presente artigo tem como objetivo discutir as alterações causadas pela sociedade na morte
do cristão e, consequentemente, na organização do espaço das cidades. A premissa inicial é que toda
cidade ou espaço urbano é passÃvel de reconstrução na medida em que a sociedade se desenvolve, isto é,
se modifica, e consciente ou inconscientemente reorganiza seu espaço. Com essa afirmação, pode-se
completar que a morte, como produto social, vai modificando o espaço das cidades juntamente com a
sociedade. No decorrer da história são muitas as alterações que aconteceram no território da morte.
Quando o Cristianismo se torna a religião oficial do Estado, a Igreja transforma a morte num ritual
presente na vida diária das pessoas. Porém quando Igreja e Estado se separam outra transformação ocorre
e a morte passa a não mais ocupar o mesmo território sagrado das Igrejas.
The aim of the present article was to discuss the changes caused by society in the Christian
death and, consequently in the space organization of the cities. The initial premise is that any city or
urban space is susceptible to reconstruction as long as the culture of the society advances, i.e., it is
modified, and either conscious or unconsciously reorganizes its space. In this statement, it is possible to
assert that death as social product has been modifying the space of the cities along with the society.
Besides, some huge alterations in the territory of the death have taken place in the course of the history.