O artigo propõe a inclusão de canções da música popular brasileira em disciplinas que se voltam para o estudo da LÃngua e da Literatura, como estratégia para aproximar os jovens da poesia. Canções, por sua forma de circulação, invadem o mundo dos jovens e a eles apresentam caracterÃsticas formais da poesia lÃrica, além de traduzir emoções e sentimentos coletivos. Sob tal ângulo, canção e poesia não se distinguem por seus componentes estruturais, visto que ambas as modalidades podem ser dotadas de atributos estéticos. Esse ponto de vista é respaldado, no artigo, pelo posicionamento de estudiosos como Marisa Lajolo, Salete de Almeida Cara, Salvatore D’Onofrio e pela exposição da origem da poesia e de sua evolução, as quais comprovam que traços sonoros estão presentes em poemas contemporâneos, ainda que o registro da palavra escrita tenha provocado a ruptura entre a arte poética e a música. Para comprovar a legitimidade da convergência de poemas e de canções, os autores do artigo analisam e interpretam textos pertencentes a ambos os gêneros, neles evidenciando elementos em comum, como a exploração dos recursos expressivos da linguagem, que invocam a participação do receptor no deciframento de suas significações, e reflexões sobre a condição humana e sobre suas circunstâncias. Portanto, os autores afirmam que razões de ordem estética e sociocultural justificam a inclusão de canções no âmbito escolar, uma vez que, assim como poemas, elas concretizam a finalidade da arte de conferir palavras aos sentimentos humanos, enquanto reafirmam o potencial expressivo da linguagem lÃrica.