Nos passos do Bon-Odori Representações sócio-históricas japonesas, cultura nikkey e sociedade nipo-brasileira

Aurora (UNESP. Marília)

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ISSN: 1982-8004
Editor Chefe: Agnaldo dos Santos
Início Publicação: 30/11/2007
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Multidisciplinar

Nos passos do Bon-Odori Representações sócio-históricas japonesas, cultura nikkey e sociedade nipo-brasileira

Ano: 2020 | Volume: 13 | Número: 1
Autores: Vitor Arraes Gomes
Autor Correspondente: Vitor Arraes Gomes | Aurora.revista@gmail.com

Palavras-chave: Bon-Odori. Ritual. Cultura. Dança-circular.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo do artigo é investigar a pluralidade cultural do Bon-Odori da cidade de Marília/SP. Preliminarmente, sabe-se que o fenômeno em questão é um ritual de origem japonesa que celebra os espíritos dos mortos através da dança circular sagrada. No interior paulista, tal ritual ocorre através de eventos anuais organizados pelas comunidades nipo-brasileiras. Assim, a descrição desta prática ritualística se mostrou indispensável para captar a dinamicidade do seu sistema de funcionamento, e compreender as representações socioculturais que a compõem. Ainda que de matriz estrangeira, o Bon-Odori, praticado no interior de São Paulo, assumiria outro caráter devido à cultura nikkey: um sistema simbólico que integra as culturas japonesa e brasileira. De ponto de vista metodológico, a pesquisa utilizou a observação participante, além disso, fotografias e filmagens dos eventos foram instrumentos indispensáveis para a compreensão das danças. Em termos antropológicos, concluiu-se que, no Brasil, o Bon-odori não é mais um fenômeno estritamente japonês, mas sim um ritual nipo-brasileiro de dança circular sagrada porque, em sua composição social, mesclam-se as diferenças étnico-culturais.



Resumo Inglês:

 The aim of this article is to investigate the cultural plurality of Bon-Odori in the city of Marília / SP. Preliminarily, it’s known that this phenomenon is a ritual of Japanese origin and celebrates the spirits of the dead by the sacred circular dance. In the Midwest and Northwest cities of São Paulo, this ritual takes place in annual events organized by Japanese-Brazilian communities. Thus, the description of this ritualistic practice proved to be indispensable to capture the dynamics of its functioning system, and to understand the socio-cultural representations that compose it. Even of a foreign origin, the Bon-Odori practiced in the Midwest and Northwest of São Paulo would assume another feature due to the Nikkey culture: a symbolic system that integrates Japanese and Brazilian cultures. In a methodological point of view, the research applied a participant observation, in addition, photographs and videos of the events were necessary to understand the dances. In anthropological terms, it was concluded that in Brazil the Bon-odori is no longer a strictly Japanese phenomenon, but a Japanese-Brazilian ritual of sacred circular dance, because the ethnic-cultural differences are mixed in its social composition.