O artigo analisa o primeiro episódio da websérie documental Pátria Educadora, realizada pela Brasil Paralelo, uma empresa brasileira que figura entre as maiores do mundo como produtora de conteúdos audiovisuais dedicados à comunicação política de extrema direita. Parte-se de uma abordagem neoformalista, sustentada por autores como Bordwell e Thompson, para se problematizar como o estilo do documentário se configura e é operacional no desenvolvimento da narrativa e na orientação do discurso. Como resultado, notamos que a força dominante do estilo é o jogo de contraposições, operada por aceleração e desaceleração da montagem, em dispositivos de ação simbólica e de atordoamento.
The paper analyzes the first episode of the documentary webseries Pátria Educadora, produced by Brasil Paralelo, a Brazilian company that is among the largest in the world as a producer of audiovisual content dedicated to extreme right-wing political communication. It starts from a neoformalist approach, supported by authors such as Bordwell and Thompson, to problematize how the style of the documentary is configured and operational in the development of the narrative and in the orientation of the discourse. As a result, we notice that the dominant force of the style is the play of contrapositions, operated by the acceleration and deceleration of the montage, in devices of symbolic and stunning action.
El artículo analiza el primer episodio de la webserie documental Pátria Educadora, realizada por Brasil Paralelo, una empresa brasileña que se encuentra entre las más grandes del mundo como productora de contenidos audiovisuales dedicados a la comunicación política de extrema derecha. Se parte de un enfoque neoformalista, apoyado por autores como Bordwell y Thompson, para problematizar cómo el estilo del documental se configura y opera en el desarrollo de la narrativa y en la orientación del discurso. Como resultado, notamos que la fuerza dominante del estilo es el juego de contraposiciones, operado por la aceleración y desaceleración del montaje, en dispositivos de acción simbólica y de aturdimiento.