Este artigo analisa as potencialidades de um ensino de Sociologia que se aproprie das linguagens artísticas em suas práticas pedagógicas e metodologias de ensino. É refletido se a arte é, em si, uma ferramenta eficiente para o ensino/aprendizagem, principalmente para os jovens do Ensino Médio, podendo aproximar conteúdos e temas sociológicos aos estudantes e ser um excelente instrumento para a expressão e ação destes. A partir das contribuições de Bertold Brecht (1967), Augusto Boal (1991), Ernst Fischer (1987) e Ana Paula Cordeiro (1997) este texto refletirá sobre a necessidade da arte em uma sociedade capitalista voltada para o mercado de trabalho e como a educação com uma perspectiva humanizadora pode vir a emancipar sujeitos e prepará-los para uma vida menos alienante. Objetiva discutir a presença do lúdico nas práticas pedagógicas, apresentando uma sequência de atividades desenvolvidas em uma escola estadual localizada em Marília, São Paulo, utilizando linguagens como o teatro, a música, a fotografia, a pintura, a literatura e o audiovisual, para trabalhar conceitos como ‘Socialização’ e ‘Interação Social’ a partir do contexto da Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985), as quais promoveram uma maior apropriação das teorias sociológicas e desnaturalização das relações sociais.
This article aims to reflect the potential of a sociology teaching that appropriates the artistic languages in their pedagogical practices and teaching methodologies. We will consider here if art is itself an efficient tool for teaching / learning, especially for high school youth, and can bring together sociological contents and themes to students and be an excellent instrument for their expression and action. From Fischer (1987), we will reflect on the need for art in a capitalist society focused on the labor market and how education with a humanizing perspective can emancipate subjects and prepare them for a less alienating life. In addition, it will seek to discuss the presence of the ludic in pedagogical practices, presenting a sequence of art-educational activities developed in a state school in Marília, São Paulo, using tools such as theater, music, photography, painting, literature and audiovisual, to work on concepts such as ‘Socialization’ and ‘Social Interaction’ within the context of the Brazilian Civil-Military Dictatorship (1964-1985) and to promote greater appropriation of sociological theories.