Este artigo visa discutir, por meio da análise de
obras de autores quais Gadda, Savinio, Bontempelli, Buzzati e
Morselli, uma tendência anti-realista, embora multiforme em
seus êxitos estilÃsticos e temáticos, que pode ser identificada na
literatura italiana do século XX. Numa perspectiva comparada,
em diálogo com as artes de vanguarda e, mais especificamente,
com a pintura metafÃsica de Giorgio de Chirico, busca-se
refletir sobre alguns aspectos dessas narrativas, como
elementos espaciais e simbólicos, que no limiar do gênero (ou
modo) fantástico metaforizam e consubstanciam uma condição
de inquietude existencial.
This paper discusses, through the analysis of
works of authors which Gadda, Savinio, Bontempelli, Buzzati
and Morselli, an anti-realistic tendency, though multiform in its
stylistic and thematic success, which can be identified in the
Italian literature of the twentieth century. In a comparative
perspective, in dialogue with the avant-garde art, and more
specifically, with the metaphysical paintings of Giorgio de
Chirico, seeks to reflect on some aspects of these narratives as
spatial and symbolic elements, to the threshold of the genus (or
mode) fantastic metaforize and constitute a condition of
existential concern.