O MÉTODO DA DESCONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM APLICADO AO DEBATE SOBRE A LEGALIZAÇÃO DO ABORTO DE FETO MICROCEFÁLICO - RT 977/mar.

Revista dos Tribunais

Endereço:
820, do bosque st, barra funda
São Paulo / SP
1136000
Site: http://hotsites.livrariart.com.br/webrevistas/
Telefone: 1136138778
ISSN: 349275
Editor Chefe: Aline Darcy Flôr de Souza
Início Publicação: 31/12/1911
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Direito

O MÉTODO DA DESCONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM APLICADO AO DEBATE SOBRE A LEGALIZAÇÃO DO ABORTO DE FETO MICROCEFÁLICO - RT 977/mar.

Ano: 2017 | Volume: 106 | Número: Especial
Autores: S. T. W. Lee
Autor Correspondente: S. T. W. Lee | aval.artigo@thomsonreuters.com

Palavras-chave: desconstrutivismo, Jacques Derrida, Jack Balkin, aborto, feto microcefálico

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo tem por finalidade analisar o debate acerca da legalização do aborto de feto microcefálico a partir do estudo do método desconstrutivista do filósofo francês Jacques Derrida, sob a ótica do filósofo americano Jack Balkin. O método da desconstrução representa um instrumento de interpretação da linguagem escrita, que foi inserido no universo jurídico por Jack Balkin, para desconstruir discursos jurídicos e revelar ideologias individuais ou de grupos de indivíduos escondidas por trás desses discursos. E é com o olhar sobre o método desconstrutivista que se propõe analisar os argumentos favoráveis e contrários à permissividade do aborto de feto microcefálico constantes na ADIN 5.581 para, ao final, concluir, que não existe uma resposta certa, mas o que deve existir é a construção de premissas coerentes para sustentar uma posição ideológica.