Neste artigo, analisamos uma obra de arte produzida como contra-resposta à má administração do dinheiro público por representantes políticos de Parintins, cidade do interior do Amazonas. A análise apreendida subsidia-se nos aportes teórico-metodológicos do Círculo de Bakhtin, sobretudo, na perspectiva dialógica da linguagem. De acordo com essa diretriz epistemológica, o objeto de análise é tomado como enunciado concreto situado em uma esfera de atividade demarcada por uma construção inacabada e cujo resultado discursivo apresenta-se, simultaneamente, como obra artística e como resistência político-ideológica inserida na materialidade histórica dos contextos sociais imediato (Parintins) e mediatos (Amazônico e Brasileiro).
In this article, we analyze a work of art produced as a counter-response to the mismanagement of public money by political representatives of Parintins, a city in the interior of the Amazon. The apprehended analysis is subsidized in the theoretical-methodological contributions of the Circle of Bakhtin, mainly, in the dialogical perspective of the language. According to this epistemological guideline, the object of analysis is taken as a concrete statement situated in a sphere of activity demarcated by an unfinished construction and whose discursive result presents itself both as an artistic work and as political-ideological resistance inserted in historical materiality of the immediate (Parintins) and mediate (Amazonian and Brazilian) social contexts.