A exposição “O museu e a cidade sem fim” celebra os setenta anos do Museu histórico Abílio Barreto e tem como foco os espaços públicos de Belo Horizonte. Mediante a pesquisa, que resultou no desenvolvimento do presente artigo, foi possível observar certa dissonância entre a exposição, primordialmente focada nas questões contemporâneas da cidade, e uma demanda por referências históricas, requerida pelos visitantes do museu. Para empreender a análise, fez-se o uso do conceito de presentismo (Hartog, 2013) que diz respeito a um deslocamento da representação do tempo no qual o “presente” é sobrevalorizado em detrimento do “passado”. O objetivo é, portanto, analisar, por meio do conceito de presentismo, se e como o deslocamento da representação do tempo, orientado para o presente, vigente na exposição mencionada, se relaciona com a demanda de história por parte dos visitantes do museu.
The exhibition “O museu e a cidade sem fim” celebrates the Abílio Barreto Historical Museum’s seventieth anniversary and focuses on the public spaces of Belo Horizonte. Through the research, which resulted in the development of this article, it was possible to observe a certain dissonance between the exhibition, primarily focused on the contemporary issues of the city, and a demand for historical references, required by museum visitors. In order to undertake this analysis, the concept of presentism was used (Hartog, 2013), which refers to a displacement of the representation of time in which the “present” is overvalued to the detriment of the “past”. The objective is, therefore, to analyze, through the concept of presentism, whether and how the displacement of the present-oriented representation of time, in force with the aforementioned exhibition, is related to the demand of history by the museum visitors.