Este trabalho busca traçar uma proposta de definição para o que seriam “fotografias fake” a partir do prisma de suas possíveis agências na política brasileira. Interessa-nos discutir sobre como a linguagem fotográfica, que frequentemente carrega em seus usos sociais pretensões de verdade e objetividade, é usada na produção e na circulação de fake news. A partir de um levantamentorealizado junto à agência de fact checkingAos Fatos, selecionamos e relacionamos fotografias fake circuladas no período eleitoral de 2018 no Brasil. Como resultados da pesquisa, apresentaremos diferentes recursos de falsificação a partir de três categorias: fotomontagem, descontextualização/recontextualização fotográfica e montagem texto-imagem. Por fim, arguiremos como as fotografias fake interferem na cena política com grande potência de mobilização de afetos e sentidos em narrativas e ambientes de desinformação.
This work seeks to outline a proposal for the definition of “fake photos” from the perspective of their possible agencies in Brazilian politics. We are interested in discussing how the photographic language, which often carries pretensions of truth and objectivity in its social uses, is utilized in the production and circulation of fake news. From a survey carried out through materials presented by fact checking agencyAos Fatos, we selected and listed fake photographs circulated in the 2018 electoral period in Brazil. As research results, we present in this paper different counterfeiting resources based on three categories: photomontage, photographic decontextualization and text-image montage. Finally, we question how fake photographs interfere in the political scene with great power to mobilize affections and meanings in narratives and environments of disinformation.
Este trabajo busca esbozar una propuesta de definición de lo que serían “fotografías fake” desde el prisma de sus posibles agencias en la política brasileña. Nos interesa discutir cómo el lenguaje fotográfico, que muchas veces conlleva pretensiones de verdad y objetividad en sus usos sociales, es utilizado en la producción y circulación de fake news. A partir de una encuesta realizada con la agencia de fact checking Aos Fatos, seleccionamos y relacionamos fotografías fake que circularon en el período electoral de 2018 en Brasil. Como resultados de la investigación, presentaremos diferentes recursos de falsificación a partir de tres categorías: fotomontaje, descontextualización/recontextualización fotográfica y montaje texto-imagen. Finalmente, argumentaremos cómo las fotografías fake interfieren en el escenario político con gran poder para movilizar afectos y sentidos en narrativas y entornos de desinformación.