Este artigo apresenta uma leitura das modas de viola sob a perspectiva do “romance de formaçãoâ€, conforme foi conceituado por Bakhtin e Lukács. O recorte de análise é feito com base nas modas gravadas pela dupla caipira Tião Carreiro e Pardinho que, no século XX, se notabilizou pelo sucesso e reconhecimento na interpretação deste gênero musical integrante da chamada música caipira de raiz. Com base numa classificação do conjunto completo das modas gravadas pela dupla em questão, realizada com base no tema de suas narrativas, são aqui tratadas à s seguintes modas: Boiadeiro Punhos de Aço, representante do grupo de modas com narrativas de boiadeiros; Mineiro do Pé Quente, representante do grupo das modas com narrativas centradas na figura de proprietários; Boi Cigano, do grupo temático das modas com elementos mágicos; Minha Vida, do grupo das modas que tem violeiros como protagonistas; e Herói Sem Medalha, do grupo que tem bois como elemento central do enredo de suas narrativas.
This article shows one reading of modas de viola in the perspective of novel
of formation (bildungsroman), like the Bakhtin and Lukács concepts. The choice of
analyses was the modas de viola from the duo Tião Carreiro e Pardinho that, in the 20th
century, made very success and was recognized in the interpretation of this musical type
that belongs to caipira music. After make one analyses of all modas de viola from the
duo in question, I decided show in this article the follow songs: Boiadeiro Punhos de
Aço, representative of modas with wrangler´s narratives; Mineiro do Pé Quente,
representative of modas with narratives centralized in the owner; Boi
Cigano, representative of modas with magic elements; Minha Vida, representative of
modas that have violeiros like protagonists; and Herói Sem Medalha, representative of
modas that have bull like the central element in the narratives.