O sacerdote e “suas” entidades ou por uma crítica ao par Indivíduo/Sociedade

Ponto Urbe

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ISSN: 19813341
Editor Chefe: Profª. Drª. Silvana de Souza Nascimento
Início Publicação: 06/08/2007
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia

O sacerdote e “suas” entidades ou por uma crítica ao par Indivíduo/Sociedade

Ano: 2016 | Volume: 2 | Número: 19
Autores: H. de S. Veras
Autor Correspondente: H. de S. Veras | pontourbe@usp.br

Palavras-chave: Indivíduo/Sociedade; Personagem Etnográfico; Antropologia da Religião; Mina Nagô; Amazônia Oriental.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo traz parte de material etnográfico construído em um terreiro de Mina Nagô, localizado na Grande Belém, Pará; em especial, um texto biográfico sobre o sacerdote da casa, Álvaro Pizarro, considerado aqui como um personagem etnográfico. A partir do texto biográfico, construído e negociado com o Sacerdote, algumas questões são problematizadas, tais como o conceito de Indivíduo/Sociedade, problemática mais abrangente da antropologia, assim como as relações entre nações de matriz africana e indígena na Amazônia e o trânsito religioso, temática mais específica da antropologia das religiões afro-brasileiras. Com o cruzamento de questões etnográficas e teóricas, o presente artigo conclui que temas das religiões de matriz africana e indígena estão conectados com a atual crítica aos conceitos Indivíduo/Sociedade.



Resumo Inglês:

This article brings part of ethnographic material built in terreiro of Mina Nago, located in the metropolitan region of Belém, Pará; in particular, a biographical text about the priest of the house (terreiro), Álvaro Pizarro, considered here as an ethnographic character. From the biographical text, constructed and negotiated with the Priest, some issues are raised, such as the concept of Individual/Society, broader problems of anthropology, as well as relations between nations of African and indigenous in the Amazon and the religious transit, more specific thematic of the anthropology of afro-brazilian religions. With the intersection of ethnographic and theoretical questions, this article concludes that issues of African and indigenous religions are connected to the current criticism of Individual/Society concepts.