O USO DA PLATAFORMA KAHOOT! COMO MÉTODO DE AVALIAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO

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ISSN: 2447-5726
Editor Chefe: Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra
Início Publicação: 27/10/2015
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Multidisciplinar

O USO DA PLATAFORMA KAHOOT! COMO MÉTODO DE AVALIAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO

Ano: 2023 | Volume: 9 | Número: 2
Autores: Andreza Luana da Silva Barros, Gabriel Pereira Castro, Cleilton Magalhães da Silva, Claudiene Diniz da Silva
Autor Correspondente: Andreza Luana da Silva Barros | andrezaluanasb@gmail.com

Palavras-chave: Avaliação; tecnologia educacional; Kahoot!; ensino técnico.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A avaliação educacional, em qualquer nível, foi impactada pelas mudanças tecnológicas. Este artigo objetiva refletir sobre o uso de jogos digitais como ferramentas avaliativas, utilizando o Kahoot!. Trata-se de uma plataforma disponível na Internet que possibilita a criação de atividades educativas em forma de jogos digitais. Para embasar nosso estudo quanto à avaliação e as ferramentas tecnológicas associadas à educação, utilizam-se como pressupostos teóricos os autores Demo (2004, 2009), Luckesi (2003), Morán (2015, 2018) e Bottentuit Junior (2017). Para esses autores, as tecnologias digitais modificaram a educação no que tange à disseminação de informação, à relação professor-aluno e às novas formas de aprendizagem. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa com um docente e alunos de uma escola técnica de São Luís do Maranhão. A metodologia utilizada consiste em pesquisa bibliográfica, exploratória, descritiva e quali-quantitativa. Os resultados mostraram que o Kahoot! é um item colaborativo para a construção de atividades avaliativas dinâmicas, contribui para a interação entre professor e aluno, garantindo a construção de conhecimentos mais sólidos. Diante das discussões apresentadas no texto, considera-se que a plataforma Kahoot! é uma ferramenta adequada para ser utilizada no processo avaliativo de cursos de nível técnico.



Resumo Inglês:

Educational assessment, at any level, has been impacted by technological changes. This article aims to reflect on the use of digital games as evaluation tools, using Kahoot!, which is a platform available on the internet that allows the creation of educational activities in the form of digital games. To support our study about evaluation and technological tools associated with education, the authors Demo (2004, 2009), Luckesi (2003), Morán (2015, 2018) and Bottentuit Junior (2017) are considered as theoretical framework. For these authors, digital technologies have changed education in terms of the dissemination of information, the teacher-student relationship, and new forms of learning. To achieve the proposed objective, it was conducted a research with one teacher and some students from a technical school in São Luís – Maranhão. The methodology used consists of bibliographical, exploratory, descriptive and qualitative-quantitative research. The results showed that Kahoot! is a collaborative item for building dynamic evaluative activities, contributing to interaction between teacher and student, ensuring the construction of more solid knowledge. The discussions presented in this article consider that the Kahoot! platform is a suitable tool to be used in the evaluation process of technical level courses.



Resumo Espanhol:

La evaluación educativa, en cualquier nivel, ha sido impactada por los cambios tecnológicos. Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre el uso de juegos digitales como herramientas de evaluación, utilizando Kahoot!. Se trata de una plataforma disponible en internet que permite la creación de actividades educativas en forma de juegos digitales. Para fundamentar nuestro estudio sobre la evaluación y las herramientas tecnológicas asociadas a la educación, se utilizan como presupuestos teóricos a los autores Demo (2004, 2009), Luckesi (2003), Ferreira (2014), Morán (2015, 2018), y Bottentuit Junior (2017). Según estos autores, las tecnologías digitales han cambiado la educación en lo que respecta a la difusión de la información, la relación profesor-alumno y nuevas formas de aprendizaje. Para alcanzar el objetivo propuesto, se realizó una investigación con profesores y alumnos de una escuela técnica de São Luís, Maranhão. La metodología utilizada consiste en una investigación bibliográfica, exploratoria, descriptiva y cualitativa-cuantitativa. Los resultados mostraron que Kahoot! es un elemento colaborativo para la creación de actividades evaluativas dinámicas, contribuyendo a la interacción entre profesor y alumno y garantizando la construcción de conocimientos más sólidos. Ante las discusiones presentadas en el texto, se considera que la plataforma Kahoot! es una herramienta adecuada para ser utilizada en el proceso evaluativo de cursos de nivel técnico.