"Onde está o conhecimento que perdemos na informação*?" Explorando a mineração de dados (e de textos) e metodologias de design como apoio à gestão da informação

AtoZ

Endereço:
Universidade Federal do ParanáSetor de Ciências Sociais Aplicadas // Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - Campus III - Jardim Botânico
Curitiba / PR
80210-170
Site: http://www.revistas.ufpr.br/atoz
Telefone: (04) 1336-0419
ISSN: 2237-826X
Editor Chefe: Profª. Drª. Maria do Carmo Duarte Freitas
Início Publicação: 31/07/2011
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciência da computação, Área de Estudo: Administração, Área de Estudo: Ciência da informação, Área de Estudo: Comunicação, Área de Estudo: Multidisciplinar

"Onde está o conhecimento que perdemos na informação*?" Explorando a mineração de dados (e de textos) e metodologias de design como apoio à gestão da informação

Ano: 2014 | Volume: 3 | Número: 2
Autores: P.Z. Marchiori
Autor Correspondente: P.Z. Marchiori | pzeni@ufpr.br

Palavras-chave: gestão da informação, gestão do conhecimento, tecnologia, administração

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A quantidade, potencialidade de interrelações e crescente rapidez na disponibilidade de repositórios de dados desafiam as metodologias de análise e previsão. Neste v3n2, as investigações e discussões perpassam os temas de mineração de dados e de texto, a modelagem conceitual de games e de atividades em ambientes virtuais de aprendizagem, e a participação de usuários no design de interfaces para dispositivos móveis.



Resumo Inglês:

The growing amount, potential interrelations and quickly availability of data repositories have been challenging the known methods of data analysis and forecasting. In this v3n2, investigations and discussions pervade the topics of data/text mining, games conceptual modeling and activities in virtual learning environments, including the participation of users in the design of interfaces for mobile devices.



Resumo Espanhol:

La cantidad cada vez mayor, las interrelaciones potenciales y rápida disponibilidad de los repositorios de datos han estado desafiando los métodos conocidos de análisis de datos y de predicción. En este v3n2, investigaciones y discusiones permean los temas de datos/minería de texto, el modelado conceptual de juegos y actividades en entornos virtuales de aprendizaje, incluyendo la participación de los usuarios en el diseño de interfaces para dispositivos móviles.