O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise semiótica a partir do filme “O Demolidor – Homem Sem Medo” (2003), buscando descrever os principais elementos simbólicos que o caracterizam. O filme foi escolhido por ter sido citado com cargas afetivas por crianças de camadas populares que participam de oficinas propostas pelo GRUPEM, PUC-Rio. Por que a vestimenta dos personagens principais do filme O Demolidor – assim como Homem Aranha, Batman e Superman fazem referência a universos da subcultura BDSM (bondage, dominação, sadismo e masoquismo)? Como tais representações são incorporadas pela moda e vendidas como mercadoria? Partindo da tríade sígnica de Charles Pierce, elementos indiciais, icônicos e simbólicos foram analisados, principalmente em relação às formas vestimentares dos personagens. Pretende-se ampliar o leque de entendimento para possíveis apropriações, pelo imaginário infantil, de associações entre super-heróis, erotismo e fetichismo.
The present article aims at carrying out a semiotic analysis of the movie “ The Daredevil - Man Without Fear” (2003), describing the main symbolic elements that characterize it. The film was chosen for being mentioned in an affectionate manner by children from an underprivileged socio-economic community who participate in workshops organized by GRUPEM, PUC-Rio. Why do the clothes of the main personages of (e Daredevil - as well as Spider Man, Batman and Superman – relate to the BDSM (bondage, domination, sadism and masochism) subculture? How are these representations incorporated by fashion and sold as finished products? Based on Charles Pierce’s theory, symbolic elements have been analyzed, mainly in relation to the personage’s vestments. (e general intention is to enhance the knowledge about the eventual connections that children may create between super-heroes, erotism and fetishism.