Este artigo analisa os processos de montagem em filmes produzidos por jovens de periferia, centralizando a atenção sobre os processos criativos, de inclusão e exclusão das imagens produzidas para a composição do filme e dos marcadores sociais e culturais utilizados. Considero esses filmes como formas de comunicar e mostrar o mundo em que esses jovens vivem. A parceria entre roteiro e montagem permitiu analisar o discurso sobre o que “deveria aparecer” nos filmes com a percepção idealizada do socialmente visto, e o que efetivamente é colocado nos filmes, à objetivação da percepção. As reflexões das antropólogas-cineastas Catarina Alves, sobre o roteiro na produção de filmes etnográficos e as representações fílmicas; e Rose Satiko, sobre a construção do significado na percepção das relações entre pesquisador e pesquisado, foram importantes para pensar o campo de pesquisa em questão, pois deriva deste campo um filme etnográfico realizado pela pesquisadora.
This article analyzes the assembly processes in films produced by young people from the outskirts, centering attention on the processes of creation, inclusion and exclusion of images produced for the composition of the film and the social and cultural references used. We can see these films as a way to communicate and make visible the world in which these young people live. The close partnership between script and mount allows you to analyze the discourse about what "should appear" in the movies with the idealized perception of the socially seen, and what is actually put into the movies, with the objectification of perception. Reflections from anthropologists, filmmakers Catherine Alves on the roadmap for the production of ethnographic films and filmic representations; and Rose Satiko on the construction of meaning in the perception of the relationship between researcher and researched, thought were important to the research field in question, because from him is to able the purpose of conducting an ethnographic film by the researcher.