Percepções do ver - e do não ver - o mundo: o papel da montagem/edição nos documentários “Janela da Alma” e “A Pessoa é Para o que Nasce”

Revista Culturas Midiáticas

Endereço:
Jardim Universitário - Castelo Branco
João Pessoa / PB
58051-900
Site: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/index
Telefone: (81) 8856-8988
ISSN: 1983-5930
Editor Chefe: Dra. Isabella Chianca Bessa Ribeiro do Valle
Início Publicação: 12/08/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciência da informação, Área de Estudo: Comunicação, Área de Estudo: Artes

Percepções do ver - e do não ver - o mundo: o papel da montagem/edição nos documentários “Janela da Alma” e “A Pessoa é Para o que Nasce”

Ano: 2010 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: ROCHA, Patrício, LIRA, Bertrand de Souza
Autor Correspondente: ROCHA, Patrício | patriciotv@gmail.com

Palavras-chave: cinema, documentário, montagem, edição

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem como objetivo discutir o papel da montagem/edição dos documentários "Janela da Alma", de João Jardim e Walter Carvalho e "A Pessoa é Para o que Nasce", de Roberto Berliner e Leonardo Domingues na transmissão de idéias e sensações para o espectador, a forma de percepção do mundo dos personagens que tem em comum a deficiência visual e como os recursos de edição são utilizados para materializar essa percepção.



Resumo Inglês:

This article aims to discuss the role of assembly/editing documentaries "Janela da Alma", João Jardim and Walter Carvalho, and "A Pessoa é Para o que Nasce", by Roberto Berliner and Leonardo Domingues, in the transmission of ideas and feelings to the viewer, the way of perceiving the world that the characters have in common visual impairmentand how the editing features are used to materialize this perception.