Performances e visualidades musicais: aparatos conceituais para o debate sobre a música no audiovisual

Revista Culturas Midiáticas

Endereço:
Jardim Universitário - Castelo Branco
João Pessoa / PB
58051-900
Site: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/index
Telefone: (81) 8856-8988
ISSN: 1983-5930
Editor Chefe: Dra. Isabella Chianca Bessa Ribeiro do Valle
Início Publicação: 12/08/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciência da informação, Área de Estudo: Comunicação, Área de Estudo: Artes

Performances e visualidades musicais: aparatos conceituais para o debate sobre a música no audiovisual

Ano: 2012 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: SOARES, Thiago
Autor Correspondente: SOARES, Thiago | thikos@uol.com.br

Palavras-chave: performance, música, audiovisual, videoclipe

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo se configura num debate de ordem metodológica sobre o conceito de performance. Busca-se, do largo espectro da terminologia “performance”, aquele que se situa de forma midiática: a noção que se configura na materialização de um corpo a partir de um dispositivo musical, no nosso caso de investigação, a canção. A perspectiva aqui apontada tem como finalidade a delimitação de um ponto de partida possível para a análise de produtos audiovisuais, notadamente, os videoclipes. Postula-se, então, três aparatos conceituais capazes de orientar o olhar analítico no audiovisual: a performance como materialização de uma gestualidade, a performance como materialização de uma oralidade e a performance como materialização de um cenário.



Resumo Inglês:

The article configures a discussion about a methodological concept of performance. In the large spectrum of terminology "performance", we sintetize in a mediatic way: the notion that performance configures the materialization of a body from a music device, in our case research, the song.The approach indicated here aims to define a possible starting pointfor audiovisual analyses of products,notably, music videos.It is postulated, then, three conceptual apparatuses capable of guiding the analytical look at the visual: the performance as the embodiment of a gesture, performance as a materialization of orality and performanceas the embodiment of as cenario.