Personagens em deslocamento no documentário contemporâneo brasileiro

Revista Culturas Midiáticas

Endereço:
Jardim Universitário - Castelo Branco
João Pessoa / PB
58051-900
Site: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/index
Telefone: (81) 8856-8988
ISSN: 1983-5930
Editor Chefe: Dra. Isabella Chianca Bessa Ribeiro do Valle
Início Publicação: 12/08/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciência da informação, Área de Estudo: Comunicação, Área de Estudo: Artes

Personagens em deslocamento no documentário contemporâneo brasileiro

Ano: 2014 | Volume: 7 | Número: 2
Autores: SOUZA, Gustavo
Autor Correspondente: SOUZA, Gustavo | gustavo03@uol.com.br

Palavras-chave: documentário, personagem, deslocamento

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

As configurações dos personagens dos documentários fornecem gradações e, acima de tudo, apresentações diferentes. Essa instância instiga a execução deste texto que elege um encaminhamento mais pontual: a temática do deslocamento. Seis filmes compõem o corpus: Em trânsito (Henri Gervaiseau, 2005), Motoboys –Vida Loka(Caíto Ortiz, 2004), Handerson e as horas(Kiko Goifman, 2007), Andarilho(Cao Guimarães, 2006), Pachamama(Eryck Rocha, 2008) e Um passaporte húngaro(Sandra Kogut, 2003). Esses documentários fornecem uma série de interrogações que podem ser assim estruturadas: 1) as configurações e particularidades dos personagens em seus deslocamentos;2) a relação que o personagem estabelece com o diretor, tanto o diretor que escolhe seus personagens, como o diretor-personagem.



Resumo Inglês:

The settings of the characters of the documentaries provide gradations and, above all, different presentations. This instance instigates the execution of this text which elects a more specific routing: the theme of displacement. Six films are part of the corpus: Em trânsito (Henri Gervaiseau, 2005), Motoboys –Vida Loka(Caíto Ortiz, 2004), Handerson e as horas(Kiko Goifman, 2007), Andarilho(Cao Guimarães, 2006), Pachamama(Eryck Rocha, 2008) e Um passaporte húngaro(Sandra Kogut, 2003). These documentaries provide a series of questions that can be structured as:1) the settings and characteristics of the characters in their shifts; 2) the relationship the character has with the director, the director who chooses both their characters, as director-character.