Plano frontal: imagem e representação no campo do design de moda

Tríades em Revista

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ISSN: 19840071
Editor Chefe: Dra. Vera Lúcia Nojima
Início Publicação: 22/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Multidisciplinar

Plano frontal: imagem e representação no campo do design de moda

Ano: 2019 | Volume: 8 | Número: 2
Autores: João Dalla Rosa Júnior
Autor Correspondente: João Dalla Rosa Júnior | joaodrjr@yahoo.com.br

Palavras-chave: design de moda, imagem, representação, planificação, frontalidade, fashion design, imagem, representation, planning, frontality

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo apresenta um debate sobre a planificação e a frontalidade como qualidades das imagens e das representações empregadas no campo da moda. O objetivo do artigo é analisar os desenhos realizados por alunos de um curso superior de design de moda e refletir sobre a relação estabelecida entre a planificação e a frontalidade dos desenhos e o modo de produção do design. A metodologia adotada no estudo se pauta pela análise visual acompanhada do trabalho de interpretação dos objetos de pesquisa. Por meio do cruzamento de referências bibliográficas e de materiais oriundos da prática do design de moda, como fichas-técnicas e procedimentos de modelagem, as características são compreendidas sob o aspecto do olhar dos alunos, como indícios que atestam limitações do modelo industrial na formação dos agentes e em sua atuação profissional.



Resumo Inglês:

The article presents a debate about the planning and the frontalityas qualities of the images and the representations used in the field of fashion. The aim of this article is to analyze students' drawings from a higher education course in fashion design and to think about the relation between the planning and the frontality of the designs and the mode of production of the fashion design. The methodology is based on the visual analysis and the procedure of interpretation of the research objects. The characteristics of planning and frontality are understood through the cross-referencing of bibliographical and materials from the practice of fashion design, such as technical fiches and patterns procedures. In the way of the definition of the students' gaze, these characteristics become evidences that attest to the limitationsof the industrial model in the formation of the agents and in their professional performance