Sob o sentido dialógico de uma dada linguagem poético-musical podem se estruturar atividades que melhor relacionem literatura e música (popular e clássica). Assim, no atual contexto social de globalização hiperfacetada e informações multissemióticas acredita-se que, na medida em indivÃduo perceba a relação dessa dialogia artÃstica, a percepção da musicalidade implÃcita nos versos de poemas possibilitará que ela seja apreendida, também, como elemento melopoético contemporâneo. Para tanto, e apoiados em conceitos de Mikhail Bakhtin, Octavio Paz, José Miguel Wisnik, Luiz Tatit e Jusamara Souza, os fundamentos teóricos de tal processo valorizam, basicamente, uma concepção comparada, dialógica e interacionista dessas linguagens artÃsticas.
Under the dialogical notion of a given poetic-musical language can be structured activities that best relate literature and music (popular and classical). In that current context historical of globalization and multisemiotic informations it is believed that, in the measure in the person notices the due relation / integration of those levels, the contact with the implicit musicality in the verses of poems will make possible that she is apprehended better until as contemporary melopoetic element. With such concern, and leaning on in analyses of Mikhail
Bakhtin, Octavio Paz, José Miguel Wisnik, Luiz Tatit e Jusamara Souza, the theoretical foundations of the process consider, basically, a conception dialogical and interactionist of that of those artistics language).