Poltrona mole

Revista Terra & Cultura

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ISSN: 0104-8112
Editor Chefe: Leandro Henrique Magalhães
Início Publicação: 01/09/1981
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

Poltrona mole

Ano: 2015 | Volume: 31 | Número: 61
Autores: Yasmin Alcaraz Cassitas Barboza, Ivanóe De Cunto
Autor Correspondente: Yasmin Alcaraz Cassitas Barboza | periodicos@unifil.br

Palavras-chave: poltrona mole, sérgio rodrigues, ergonomia, conforto, rede

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo apresenta uma análise ergonômica da Poltrona Mole, criada por Sérgio Rodrigues. O conceito de conforto abordado na Ergonomia é uma variável que, apesar de ser pessoal quando avaliada por cada indivíduo, possui um fator comum que influencia no julgamento de seu desempenho: a identidade cultural. Por ser a referência mais antiga de conforto no Brasil, intimamente ligada ao descanso, a rede está enraizada no consciente popular. Levando em conta esta referência cultural, a Poltrona Mole foi avaliada através do modelo de poltrona de braço de Julius Panero. Sendo assim, foi possível concluir que, além de ter as características ergonômicas de assento adequadas, a semelhança com a rede e o uso de materiais nacionais facilitaram a aceitação da poltrona, justamente por ela oferecer aspectos familiares traduzidos em uma releitura de valorização estética da rede, objeto este muitas vezes esquecido pela sociedade atual



Resumo Inglês:

This paper presents an ergonomic analysis of the Mole Armchair, created by Sérgio Rodrigues. The concept of comfort addressed in ergonomics is a variable that, despite being personal when evaluated by each individual, has a common factor that influences the judgement of their performance: the cultural identity. Being the oldest reference of comfort in Brazil, closely linked to the rest, the hammock is rooted in the popular consciousness. Taking into account this cultural reference, the Mole Armchair was evaluated by through the Julius Panero armchair model. Therefore, it was possible to conclude that, in addition to having the ergonomic features of an appropriate seat, the similarity with the hammock and the use of national materials facilitated the armchair acceptance, precisely for her familiar aspects offered translated into a revisited aesthetic appreciation of the hammock, object often overlooked by today’s society