Por que choras, jogador? A luta por representatividade nas campanhas contra o assédio de mulheres nos jogos digitais

Revista Culturas Midiáticas

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ISSN: 1983-5930
Editor Chefe: Dra. Isabella Chianca Bessa Ribeiro do Valle
Início Publicação: 12/08/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciência da informação, Área de Estudo: Comunicação, Área de Estudo: Artes

Por que choras, jogador? A luta por representatividade nas campanhas contra o assédio de mulheres nos jogos digitais

Ano: 2023 | Volume: 20 | Número: Não se aplica
Autores: AMARAL, Diego Granja do, MOURA FERREIRA, Natalia Catherine, OLIVEIRA DOS SANTOS, Jhonnatan
Autor Correspondente: AMARAL, Diego Granja do | diegoamaral000@gmail.com

Palavras-chave: games, gênero, gamergate, mulheres, resistência

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem como objetivo analisar os efeitos do Gamergatenas discussões relacionadas à participação das mulheres na cultura dos jogos digitais, através das campanhas brasileiras de sensibilização contra o assédio Ainda seremos lembradas por vocêse My name my game. Para tanto, a pesquisa parte do caso Gamergatee explora suas implicações na cultura dos jogos, especialmente no contexto feminino. O percurso metodológico da pesquisa caracteriza-se como um estudo de casosobre as campanhas em plataformas digitais, além de investigar o impacto das campanhas mencionadas na conscientização e combate ao assédio entre os/as jogadores/as.



Resumo Inglês:

This article aims to analyze the effects of Gamergateon discussions related to women's participation in digital gaming culture, through the Brazilian anti-harassment awareness campaigns We will still be remembered by youand My name my game. To this end, the research starts with the Gamergatecase and explores its implications for gaming culture, especially in the female context. The methodological path of the research is characterized as a case study of the campaigns on digital platforms, as well as investigating the impact of the campaignsmentioned in raising awareness and combating harassment among gamers.



Resumo Espanhol:

Este artículo pretende analizar los efectos del Gamergateen los debates relacionados con la participación de las mujeres en la cultura digital del juego, a través de las campañas brasileñas de concienciación contra el acosoAún seremos recordadas por ustedesy My name my game. Para ello, la investigación parte del caso Gamergatey explora sus implicaciones para la cultura del juego, especialmente en el contexto femenino. El enfoque metodológico de la investigación se caracteriza por ser un estudio de caso de las campañas en plataformas digitales, así como por investigar el impacto de las campañas mencionadas en la concienciación y la lucha contra el acoso entre los jugadores.