O artigo reflete sobre o poder transformador da narrativa. Para realizar este estudo, foram escolhidas as obras Vozes do Deserto, de Nélida Piñon, e Terra sonâmbula, de Mia Couto. A primeira reconta a história da princesa Scherezade, de As mil e uma noites. O Califa é um ser amargurado desde a traição de sua esposa; após o ocorrido, matou a esposa e o amante e decidiu que a cada noite passaria com uma esposa e, em seguida, a mataria. Até que surge a princesa que o transforma em um homem mais humanizado através das narrativas que lhe conta. Já a obra de Mia Couto narra a trajetória do velho Tuahir e do jovem Muindinga, que estão tentando sobreviver em um perÃodo difÃcil, o pós-guerra. Encontram um diário, os cadernos de Kindzu, e essa leitura faz com que eles esqueçam todas as dores, fome, sede e frio. O trabalho investiga como ocorrem essas transformações em dois romances e está organizado da seguinte forma: primeiro apresentamos a obra Vozes do deserto e considerações sobre a vida da autora; em seguida, o conto moldura de As mil e uma noites, a obra Terra sonâmbula e vida e obra de Mia Couto. Por fim, mostramos as conclusões desse estudo.
The article reflects on the transformative power of the narrative. To accomplish this study were chosen the literary works Vozes do Deserto, by Nelida Piñon, and Terra sonâmbula, by Mia Couto. The first one retells the story of Princess Scheherazade from As mil e uma noites. The Caliph is an embittered human being since the betrayal of his wife; after the fact, he killed both wife and lover and decided to spend every night with a different wife and then, kill her. Until the moment that comes the princess who turns him into a more humanized man through the narratives she tells him. Whereas the work by Mia Couto tells the trajectory of the old Tuahir and the young Muindinga who are trying to survive in a difficult period, the postwar period. They find a diary, the notebooks of Kindzu, and this reading makes them forget all the pain, hunger, thirst and cold. The work investigates how these transformations occur in the two novels and is organized as follows: first, we present the literary work Vozes do deserto, as well as considerations about the author's life; then, the short story frame As mil e uma noites, the literary work Terra sonâmbula and also life and work of Mia Couto. Finally, we show the conclusions of this study.