Neste estudo, focalizamos algumas práticas de cura verificadas na região dos faxinais entre as décadas de 1960 a 1980. A pesquisa teve como base a comunidade faxinalense de Marmeleiro de Baixo, município de Rebouças – Pr. Nessa localidade havia práticas de cura realizadas por profissionais médicos e por benzedores. Falaremos dessas duas formas de cura na perspectiva da coexistência e consumo. Com base nos pressupostos teóricos de Michel de Certeau, pretendemos evidenciar que paralelo a uma produção barulhenta e espetacular, representada pela medicina científica existe uma produção silenciosa qualificada de consumo e realizada por benzedores. Frente às imposições de uma produção centralizada e amparada na ordem médica, as pessoas inventam e recorrem à divindade, às simpatias e aos benzedores.
Neste estudo, focalizamos algumas práticas de cura verificadas na região dos faxinais entre as décadas de 1960 a 1980. A pesquisa teve como base a comunidade faxinalense de Marmeleiro de Baixo, município de Rebouças – Pr. Nessa localidade havia práticas de cura realizadas por profissionais médicos e por benzedores. Falaremos dessas duas formas de cura na perspectiva da coexistência e consumo. Com base nos pressupostos teóricos de Michel de Certeau, pretendemos evidenciar que paralelo a uma produção barulhenta e espetacular, representada pela medicina científica existe uma produção silenciosa qualificada de consumo e realizada por benzedores. Frente às imposições de uma produção centralizada e amparada na ordem médica, as pessoas inventam e recorrem à divindade, às simpatias e aos benzedores