O objetivo deste artigo consiste em refletir sobre práticas educativas relacionadas ao ensino de instrumentos musicais e de musicalização na infância vivenciadas em espaços não formais de educação. As reflexões partem de pesquisas cartográficas cujo referencial teórico conta com autores como Gallo (1990), Gohn (2007; 2013), Meira (2014), Deleuze e Guattari (2010), Larrosa (2013), Schafer (2011), Passos, Kastrup e Escóssia (2014) e Sarmento (2005). As metodologias das pesquisas são de abordagem qualitativa, que no viés cartográfico privilegia não apenas os resultados, como também os processos da pesquisa. As investigações foram realizadas com crianças em espaços não formais de educação, um museu e uma escola de música no estado de Santa Catarina. As análises dos processos de pesquisa revelam que as crianças constroem sonoridades a partir das experiências vivenciadas, e que o conhecimento sensível é imprescindível para o professor, especialmente os que atuam na área musical e com crianças. Diante disso, é preciso pensar um currículo amplo que tenha flexibilidade para se adequar às características e singularidades das crianças e na formação de um professor sensível.
The objective of this article is to reflect on educational practices related to the teaching of musical instruments and musicalization in childhood, experienced in non - formal spaces of education. The reflections come from cartographic research whose theoretical reference is based on authors such as Gallo (1990), Gohn (2007, 2013), Meira (2014), Deleuze and Guattari (2010), Larrosa (2013), Schafer (2011), Passos, Kastrup and Escóssia (2014) and Sarmento (2005). The research methodologies are of a qualitative approach, which from a the cartographic view, privileges not only the results, but the research processes. The investigations were carried out with children in non-formal educational spaces, a museum and a music school in the state of Santa Catarina. The analysis of the research processes reveals that the children construct sonorities from the lived experiences, and that the sensitive knowledge is indispensable for the teacher, especially those working in the musical area and with children. In view of this, it is necessary to think of a broad curriculum that has the flexibility to adapt to the characteristics and singularities of the children and the formation of a sensitive teacher.