Precisamos verdadeiramente de um verdadeiro sexo? Análise do filme Tomboy pelas lentes de Michel Foucault / Do we really need a truly sex?

Revista de Psicologia

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ISSN: 2179-1740
Editor Chefe: Cassio Adriano Braz de Aquino
Início Publicação: 26/01/2018
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Psicologia

Precisamos verdadeiramente de um verdadeiro sexo? Análise do filme Tomboy pelas lentes de Michel Foucault / Do we really need a truly sex?

Ano: 2019 | Volume: 10 | Número: 2
Autores: Igor do Carmo Santos, Valber Luiz Farias Sampaio, Joelma do Socorro Lima Bezerra, Auzy Cleyce Costa Sousa, Maria Lúcia Chaves Lima
Autor Correspondente: Igor do Carmo Santos | igor_psico@yahoo.com.br

Palavras-chave: subject constitution, sexuality, truth, Foucault, Tomboy

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente ensaio tem como objetivo analisar o filme Tomboy, por meio da discussão acerca da constituição do sujeito engendrado no dispositivo de sexualidade, proposto pelo filósofo francês Michel Foucault. O filme apresenta a história de uma garota que cria uma identidade socialmente demarcada como masculina, após se mudar para uma nova localidade com sua família. No artigo, abordamos primeiramente o roteiro do filme e os motivos pelos quais escolhemos esse título cinematográfico. Posteriormente, dedicamo-nos às contribuições que o filósofo Foucault deixou como legado diante da temática referente à sexualidade. Para finalizar, apresentamos fragmentos do filme Tomboy, articulando-o com os operadores e ferramentas foucaultianas, de sorte a problematizar pontos significativos que dizem respeito à nossa atual “experiência de sexualidade”, construída repleta de normas e binarismos. Trata-se, portanto, de um arquear provisório sobre os modos de pensar a constituição do sujeito, em função de sua sexualidade, estreitando a problemática ligada à relação saber-poder, saber-verdade.



Resumo Inglês:

The present essay aims to analyze the film Tomboy through the discussion about the constitution of the subject engendered in the sexuality system proposed by the French philosopher Michel Foucault. The film features the story of a girl who creates a socially demarcated identity as a male, after moving to a new location with her family. In the article, we analyze in the first place the script of the film and the reasons why we chose this movie title. Subsequently, we dedicated ourselves to the contributions that the philosopher Foucault left as a legacy on the subject of sexuality. To conclude, we present parts of the Tomboy film, articulating it with Foucauldian operators and tools, so as to problematize significant points that reference our current "experience of sexuality", built full of norms and binarisms. It is, therefore, a temporary archetype on the ways of thinking the constitution of the subject, in function of his sexuality, narrowing the problematic related to the relation knowledge-power, knowledge-truth.