A PRIMAVERA, DE ANTONIO VIVALDI E O TRIO EM LÁ MENOR DE MACHADO DE ASSIS: UM ESTUDO DA RELAÇÃO DA LITERATURA COM A MÚSICA

Revista Ecos

Endereço:
AVENIDA TANCREDO NEVES, 1095 - CAVALHADA II
CÁCERES / MT
78200-000
Site: http://periodicos.unemat.br/index.php/ecos
Telefone: (65) 99332815
ISSN: 23163933
Editor Chefe: Agnaldo Rodrigues da Silva
Início Publicação: 31/12/2003
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

A PRIMAVERA, DE ANTONIO VIVALDI E O TRIO EM LÁ MENOR DE MACHADO DE ASSIS: UM ESTUDO DA RELAÇÃO DA LITERATURA COM A MÚSICA

Ano: 2013 | Volume: 15 | Número: 2
Autores: Marise Gândara Lourenço
Autor Correspondente: M. G. Lourenço | marisegandara@yahoo.com.br

Palavras-chave: Relação Literatura e Música, Tragédia Grega, Trovadores, Antonio Vivaldi, Machado de Assis.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Trata-se de um estudo sobre a relação entre a Literatura e a Música, adotando como principais corpus para análise o concerto nº 1 - A primavera, de Antonio Vivaldi, e o conto, de Machado de Assis, intitulado Trio em lá menor. Esta relação é tão antiga quanto à existência dessas duas artes e se estabelece de formas múltiplas: a concepção de música dos gregos, na tragédia, tinha a função de tornar a poesia perceptível; a poesia medieval (cantigas de maldizer, de amor, de amigo e de escárnio) era cantada pelo trovador. Sendo assim, o objetivo do trabalho é investigar como acontece a inter-relação entre a Literatura e a Música em termos gerais; em um concerto (A Primavera, de Vivaldi); e em um conto de Machado de Assis cuja estrutura é de partitura literária. Ao final, chegamos à conclusão de que Machado de Assis alcançou o seu objetivo de compor uma música, mas, em Vivaldi, a nossa análise deixa clara a impossibilidade do texto poético representar (expressar) uma música instrumental e vice-versa.