Este trabalho discute sobre a palavra como fenômeno discursivo e ideológico nas interações sociais. Para refletirmos sobre esta questão, temos como objetivo geral realizar uma discussão teórico-metodológica da palavra sob perspectiva discursiva, cuja sustentação se firma nos pressupostos de pensadores como Bakhtin (2006, 2008, 2019), Volóchinov (2017), Medviédev (2016) e adjacentes, como Brait (2006, 2013), Faraco (2009) e outros. A metodologia desta pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa de natureza interpretativista (MINAYO, 2001; SILVEIRA; CÓRDOVA, 2009), fundamentada na proposta da pesquisa na linha da Análise Dialógica do Discurso, sustentada pelos postulados do pensamento de Bakhtin e do Círculo. A análise toma como base uma charge contemporânea veiculada na mídia digital por Jota Camelo. Os resultados apontam que, quando levados em consideração os sentidos ideológicos que circundam a produção discursiva, a palavra toma uma amplitude que atravessa fronteiras estruturais e adensam no caráter responsivo da constituição do sujeito da linguagem.
This paper discusses the word as a discursive and ideological phenomenon in social interactions. To reflect on this issue, we have as a general objective to carry out a theoretical-methodological discussions of the word under a discursive perspective, whose support is based on the assumptions of the Bakhtin (2006, 2008, 2019), Volóchinov (2017), Medviédev (2016) and adjacent, like Brait (2006, 2013), Faraco (2009) and others. The methodology of this research followed a qualitative approach of interpretative nature (MINAYO, 2001; SILVEIRA & CÓRDOVA, 2009), based on the research proposal in line with the Dialogic Discourse Analysis, which is supported by the postulates of Bakhtin Circle thinking. The analysis is based on a contemporary cartoon published in digital media by Jota Camelo. The results show that when taken into account the ideological meanings that surround the discursive production, the word takes on an amplitude that crosses structural boundaries and thickens in the responsive character of the constitution of the subject of language.