Que corpo é esse? Analisando as narrativas e as performances midiáticas fabricadas em torno de Jojo Todynho

Revista Culturas Midiáticas

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ISSN: 1983-5930
Editor Chefe: Dra. Isabella Chianca Bessa Ribeiro do Valle
Início Publicação: 12/08/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciência da informação, Área de Estudo: Comunicação, Área de Estudo: Artes

Que corpo é esse? Analisando as narrativas e as performances midiáticas fabricadas em torno de Jojo Todynho

Ano: 2023 | Volume: 20 | Número: Não se aplica
Autores: CARRERA, Fernanda, FONTES, Flávia
Autor Correspondente: CARRERA, Fernanda | fernanda.carrera@eco.ufrj.br

Palavras-chave: performance, mulheres negras, corporeidade, autenticidade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Sob a luz da percepção em compreender performance enquanto método de pesquisa, como proposto por Amaral, Soares e Polivanov(2018), esse trabalho foi influenciado a entender como essa dinâmica poderia ser aplicada as narrativas performáticas relacionadas a cantora de funk, Jordana Gleise de Jesus Menezes, mais conhecida como Jojo Todynho. Como proposto pelos autores, foram utilizados dois percursos metodológicos: 1) Um que dê conta de entender as narrativas em torno de atos performáticos arquivados, recuperando-se para isso matérias da indústria de entretenimento que apresentam uma narrativa da cantora de forma pejorativa e animalesca; 2) Outro que nos permita evocar performance como política identitária diante de políticas de visibilidade (o que se registra e com quais propósitos). Para isso, pinçamos das redes sociais da cantora (Instagram) uma participação na Semana de Alta Costura em Paris. “(...) se eventos são performances, poderíamos debater o que se está performatizando nestes espaços” (AMARAL; SOARES E POLIVANOV, 2018). Ainda que os autores estejam se referindo a eventos musicais, pareceu interessante buscar na moda essecomparativo à medida que foi a segunda vez que Jordana esteve naquele espaço. Ainda que mude os atores (GOFFMAN, 1975), o roteiro performático não é novidade para ela. E pelo viés da Moda conseguimos tensionar outros temas como estética e corporeidade.



Resumo Inglês:

In the light of the perception of understanding performance as a research method, as proposed by Amaral, Soares e Polivanov (2018), this work was influenced to understand howthis dynamic could be applied to the performative narratives related to the funk singer, Jordana Gleise de Jesus Menezes, better known as Jojo Todynho. As proposed by the authors, two methodological approaches were used: 1) One that allows us to understand the narratives surrounding archived performance acts, recovering materials from the entertainment industry that present the singer's narrative in a pejorative and animalistic way; 2) Another that allows us to evoke performance as identity politics in theface of visibility policies (what is recorded and for what purposes). To do this, we gathered from the singer's social networks (Instagram) a participation in Haute Couture Week in Paris. “(...) if events are performances, we could debate what is being performed in these spaces” (AMARAL; SOARES E POLIVANOV, 2018). Even though the authors are referring to musical events, it seemed interesting to look for this comparison in fashion as it was Jordana's second time in that space. Even though the actors change (GOFFMAN, 1975), the performance script is not new to her. And from a Fashion perspective, we were able to bring tension to other themes such as aesthetics and corporeality.



Resumo Espanhol:

A la luz de la percepción de entender la performance como método de investigación, propuesta por Amaral, Soares e Polivanov (2018), este trabajo fue influenciado para comprender cómo esta dinámica podría aplicarse a las narrativas performativas relacionadas con la cantante de funk Jordana Gleise. de Jesús Menezes, más conocido como Jojo Todynho. Según lo propuesto por los autores, se utilizaron dos enfoques metodológicos: 1) Uno que permite comprender las narrativas que rodean los actos escénicos archivados, recuperando materiales de la industria del entretenimiento que presentan la narrativa del cantante de manera peyorativa y animalista; 2) Otro que permite evocar la performance como política identitaria frente a las políticas de visibilidad (qué se registra y con qué fines). Para ello, recogimos desde las redes sociales de la cantante (Instagram) una participación en la Semana de la Alta Costura de París. “(...) si los eventos son performances, podríamos debatir qué se realiza en estos espacios” (AMARAL; SOARES E POLIVANOV, 2018). Si bien los autores se refieren a eventos musicales, nos pareció interesante buscar esta comparación en la moda ya que era la segunda vez que Jordana estaba en ese espacio. Aunque los actores cambian (GOFFMAN, 1975), el guión de la actuación no es nuevo para ella. Y desde la perspectiva de la Moda, pudimos tensionar otros temas como la estética y la corporalidad.