A RECONFIGURAÇÃO TEÓRICO-DOGMÁTICA DAS TEORIAS JURÍDICAS DO SALÁRIO: PARA ALÉM DA SUBORDINAÇÃO E DA COMPRA E VENDA DA FORÇA DE TRABALHO - RT 975/jan.

Revista dos Tribunais

Endereço:
820, do bosque st, barra funda
São Paulo / SP
1136000
Site: http://hotsites.livrariart.com.br/webrevistas/
Telefone: 1136138778
ISSN: 349275
Editor Chefe: Aline Darcy Flôr de Souza
Início Publicação: 31/12/1911
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Direito

A RECONFIGURAÇÃO TEÓRICO-DOGMÁTICA DAS TEORIAS JURÍDICAS DO SALÁRIO: PARA ALÉM DA SUBORDINAÇÃO E DA COMPRA E VENDA DA FORÇA DE TRABALHO - RT 975/jan.

Ano: 2017 | Volume: 106 | Número: Especial
Autores: I. B. M. D’Angelo
Autor Correspondente: I. B. M. D’Angelo | aval.artigo@thomsonreuters.com

Palavras-chave: subordinação, força de trabalho, teoria jurídica do salário, evidências empíricas e analíticas, pressupostos do salário

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo pretende apresentar, a partir de bases empíricas e analíticas distintas, os novos fundamentos elaborados pela autora para sedimentar a sua teoria jurídica do salário. Problematiza e refuta as diversas concepções que reduzem o salário àquela dúplice perspectiva traçada pela doutrina clássica – a subordinação da força do trabalho ao capital e a compra e venda da força de trabalho – percorre as visões da economia política clássica, da teoria marxista e da doutrina da igreja sobre o salário e estabelece um paralelo entre teoria jurídico-trabalhista tradicional e a teoria jurídico trabalhista crítica. Da transposição Salário Condições Mínimas de Sobrevivência para Salário Condições Civilizatórias de Existência (CCE) apresenta os seus pressupostos sobre o salário: fontes, denominações, conceito, classificação, natureza jurídica e princípios.