Uma das emergentes características da cibercultura tem sido a prática do remix, técnica de criação que reconfigura trechos de obras já existentes. Benjamin havia anunciado a perda da aura da obra de arte, dada a possibilidade de reproduzi-la em série. No caso do remix, atualmente verificamos um novo desdobramento: a diluição da autoria, processo no qual a recombinação e modificação de fragmentos para criar um novo conteúdo retira o produto de seu contexto original, dando-lhe um outro sentido e, portanto, uma nova autoria. Este fenômeno provoca uma tensão entre a Indústria Cultural e os remixers, uma vez que os últimos utilizam os produtos culturais sem considerar os direitos de propriedade. Analisamos três vídeos-trailers disponibilizados no YouTube e elaborados por meio da técnica de remixagem.
One of the emerging characteristics of cyberspace has been the practice of the remix, breeding technique that reconfigures parts from existing works. Benjamin had announced the loss of the aura of the artwork, caused by the possibility of reproducing in series, in the case of the remix, now found a new stage: the dilution of authorship, process in which the modification and recombination of fragments to create a new content removes the product from their original context, giving it another direction and thus a new author. This phenomenon causes a tension between the cultural industry and remixers, since they use the cultural products without considering the copyright. We analyze three videos-trailers available on YouTube and produced by the technique of remixing.