A proposta deste artigo é cartografar as formas de representação das
categorias feminino/masculino, corpo/sexo/gênero no livro Embrulho lÃquido (2012), de
Bianca Lafroy. A partir das representações de corpo como “corpo abjeto†(BUTLER,
2013) e do corpo fármaco pornográfico (PRECIADO, 2008), pretendemos
problematizar essas categorias na construção poética em foco. Tendo como
metodologia a análise crÃtico-literária do texto poético e sua relação com o contexto
social, buscamos realizar, ainda, diálogos interdisciplinares, principalmente com a
História. Assim, concluÃmos que na poesia de Bianca Lafroy estão presentes várias
representações de corpo, sexo e gênero que se intercambiam, aproximam, recusam e
dialogam, paradoxalmente, com a heteronormatividade, constituindo uma performance
literária cujo palco é a poesia.
The aim of this article is to map the forms of representation of
female/male and body/sex/gender categories in the book Embrulho lÃquido (2012), by
Bianca Lafroy. Based on the body representations as an “abject body†(BUTLER,
2013) and pharmaco-pornographic body (PRECIADO, 2008), we intend to
problematize these categories in the poetic construction being addressed. Using
critical-literary analysis of the poetic text and its relationship with the social context asa methodology, we seek to conduct interdisciplinary dialogues, in particular with
History. We thus conclude that the poetry of Bianca Lafroy contains a number of body,
sex and gender representations that make exchanges, approach, refuse and dialogue,
paradoxically, with heteronormativity while constituting a literary performance whose
stage is poetry.