Analisaremos, nesse artigo, a relação entre o ensino e a polÃtica na Universidade de Paris, no
século XIII. As fontes para este estudo são duas questões da Summa Theologiae (II - II), de Tomás de
Aquino. São as Questões 101, sobre a Piedade, e 102, sobre o Respeito. Ao tratar da piedade e do respeito, Mestre Tomás destaca aos seus alunos a importância da tolerância e do respeito entre os homens, de modo que esses pudessem viver em um espaço coletivo. O Aquinate mostrou aos homens que a vida na cidade e na universidade tornara-se complexa, exigindo que as pessoas tivessem novos conceitos sobre a interação social, especialmente em relação ao governante. Os homens, por isso, precisavam aprender a arte de viver juntos e a arte da polÃtica de cumprir as novas leis sociais. Refletindo sobre os escritos do mestre Tomas, aprendemos, por meio da memória histórica, como os teóricos de outros tempos foram capazes de combinar em seus escritos e ensinamentos o conhecimento a ser ensinado com os princÃpios orientadores da polÃtica, aspecto importante para o relacionamento social, independentemente do tempo histórico.
This study will analyze the relationship between education and politics at the University of
Paris in the thirteenth century. The source for this study is based on two questions of the Summa Theologiae (II - II), written by Thomas Aquinas. They relate to the Question 101 on the Mercy, and Question 102, on Respect. When dealing with piety and respect, Master Thomas teaches his students the importance of tolerance and respect among men, so that life could elapse in the collective space. Given this urban environment, Thomas showed that the life in the city and in the university became complex, requiring people to have new concepts about social interaction, especially in relation to the ruler. Men, therefore, needed to learn the art of living together and the art of politics to meet new social laws. Reflecting on the writings of Master Thomas, we learn, through historical memory, how the theorists of earlier times were able to combine, in their writings and teachings, the knowledge to be taught as well as the guiding principles of politics as important for social relationship, regardless of historical time.