Nos dias atuais, percebe-se que a sociedade e principalmente a escola está cada vez mais informatizada e, para que os professores possam acompanhar esse ato da globalização, é importante que consigam dominar bem ferramentas tecnológicas. As tecnologias móveis e sem fio fazem parte do que chamamos de tecnologia de informação e comunicação (TICS’S) e, é quase impossível ver um aluno em sala de aula sem um aparelho tecnológico cada vez mais sofisticado que desempenha variadas funções, como celulares, tablets, smartphones, notebooks e outros. Logo, podemos inferir que, nesse sentido, as TIC’s possuem ferramentas importantes que podem auxiliar o trabalho educacional facilitando e agilizando a aprendizagem no ensino básico pois contribui para que haja uma atualização no que compete ao conhecimento e aprendizagem através de várias ferramentas tecnológicas. Essas ferramentas estão ligadas diretamente ao que se chama de Educação 4.0, que é a era da inovação, em que a produção inovadora é incentivada a partir do aprendizado na prática e as tecnologias usadas podem ir desde redes sociais até aplicativos (apps) personalizados.
Nowadays, it is clear that society and especially the school are increasingly computerized and, for teachers to be able to follow this act of globalization, it is important that they are able to master technological tools. Mobile and wireless technologies are part of what we call information and communication technology (TICS'S) and it is almost impossible to see a student in a classroom without an increasingly sophisticated technological device that performs various functions, such as cell phones, tablets, smartphones, notebooks and others. Therefore, we can infer that, in this sense, ICTs have important tools that can help educational work, facilitating and speeding up learning in basic education, as it contributes to an update in what concerns knowledge and learning through various technological tools. These tools are directly linked to what is called Education 4.0, which is the era of innovation, in which innovative production is encouraged from learning in practice and the technologies used can range from social networks to personalized applications (apps).