Retomando um caso emblemático das referências, pouco exploradas, do modernismo
brasileiro a Hollywood, o de Oswald de Andrade ao ator Rudolph Valentino (um dos primeiros
super-stars), pretende-se analisar como a temática da reprodução das imagens pelo cinema se
articula com a “poética do grilo†gestada no seio da Antropofagia. Naquele texto que talvez seja
a sÃntese mais acabada da Revista de Antropofagia, “Esquema a Tristhão de Athaydeâ€, Oswald
invoca Valentino como exemplo da “pedra de toque do direito antropofágicoâ€, a teoria da
“posse contra a propriedadeâ€. A desaparição da aura e a liberação de espectros, possibilitada
pelas técnicas de reprodução da arte (e retratadas numa crônica de Oswald sobre Valentino),
permitem entrever a utopia antropófaga onde se torna impossÃvel separar o original mais
autêntico da cópia mais barata.
Invoking the appearances of Rudolph Valetino (one of the first super-starts) in
Oswald de Andrade’s text (an emblematic case of the ignored relation between brazilian’s
modernism and Hollywood), this paper intents to show how the theme of cinematic
reproduction of images can be articulated with the idea of an poetics of “grilo†(fake property,
copy), elaborated in the Antropophagic movement. . In the text that synthesizes the Revista de
Antropofagia, “Scheme to Thristão de Athayde†Oswald de Andrade invokes Valentino as an
example of the nucleus of anthropophagic law: the theory of possession against property. The
decline of the aura and the liberation of specters produced by the reproduction techniques
(portrayed in a chronicle of Oswald about Valentino) makes it possible to foresee the
Antropophagic utopia where its impossible to separate the most authentic original from the
cheapest falsification.