Este artigo busca problematizar o corpo, as relações corpo-poder, por meio das práticas artÃsticas realizadas na oficina de criatividade de um hospital psiquiátrico, sondando possibilidades não disciplinares de experiência corporal ou do uso dos corpos – mediante gestos, posturas, movimentos na produção artÃstica. A partir disso, busca-se associar ética-estética-polÃtica, no âmbito de uma visão processual da experiência artÃstica em duas situações etnográficas, estabelecendo uma relação Ãntima entre arte, corpo e subjetivação. É a partir daà que se discutem as possibilidades de resistência. Os próprios processos de subjetivação (e possibilidades de práticas corporais de re-singularização, re-apropriação e indisponibilização ao poder, na produção de um sujeito não sujeitado) são vistos no âmbito do estético. Assim, atenta-se para a produção da arte por meio do corpo e para a produção do corpo por meio da arte.
This paper seeks to pose questions regarding the body and body-power relationships, through artistic practices accomplished in a creativity workshop at a psychiatric hospital, by means of prospecting non-disciplinary possibilities for body experience, using gestures, postures and movements in artistic production. From this, it sought to associate ethics, esthetics and politics, within a processual view of the artistic experience in two ethnographic situations, thereby establishing a close relationship between art, body and subjectivation. From this, in turn, the possibilities of resistance are discussed. The particular processes of subjectivation (and the possibilities of body practices of re-singularization, re-appropriation and creation of unavailability to power, through producing a non-subjected subject) are viewed from an esthetic point of view. Thus, production of art through the body and production of the body through art are both emphasized.
Se propone discutir el cuerpo, la relación cuerpo - poder a través de las prácticas realizadas en el taller de creación artÃstica en un hospital psiquiátrico, investigando las posibilidades no disciplinarias de experiencia del cuerpo o del uso de los cuerpos - a través de gestos, posturas, movimientos en la producción artÃstica. A partir de lo cual se busca asociar estética-ética-polÃtica, como parte de un proceso de experiencia artÃstica en dos situaciones etnográficos en este taller. Se establece una relación Ãntima entre el arte, cuerpo y subjetivación, discutiéndose. Es desde allà que propone discutir las posibilidades de resistencia. Los procesos de subjetivación (y las posibilidades de prácticas corporales de re-singularización, re-apropiación e indisposición al poder en la en la producción de un sujeto no sometido) se consideran dentro de la estética. Por lo tanto, se destaca la producción de arte a través del cuerpo y la producción del cuerpo a través del arte.