Neste artigo, as autoras descrevem dados de um estudo etnográfico sobre o jogo de Uril, um jogo tipo mancala jogado na ilha de São Vicente, Cabo Verde. Interpretam as estratégias de
jogo observadas como teoremas-em-ação, construídos socialmente e durante um longo período de tempo, influenciados por normas e crenças socialmente compartilhadas, bem como por construção de conhecimento a nível individual. As autoras também usam conhecimento obtido de uma base de dados gerada por computador para explorar uma sequência de movimentos do jogo observada etnograficamente, verificando sua robustez e as condições necessárias para que seja uma estratégia vencedora. As autoras utilizam evidências de dados etnográficos para argumentar que essas condições necessárias são assumidas tacitamente pelos jogadores observados.
In this article the authors describe data from an ethnographical study about the playing of Uril, a mancala-type game played in the island of São Vicente, Cape Verde. They interpret observed game strategies as theorems-in-actions, constructed socially and throughout a long period of time, influenced by socially shared norms and beliefs, as well as by knowledge construction at the individual level. The authors also use knowledge obtained from a computer-generated database to explore a sequence of game moves observed ethnographically, verifying its robustness and the necessary conditions that make it a winning strategy. The authors use evidence from ethnographical data to argue that those necessary conditions are tacitly assumed by the players observed.
En este artículo, las autoras describen datos de un estudio etnográfico sobre el juego de Uril, un juego tipo mancala jugado en la isla de São Vicente, Cabo Verde. Interpretan las estrategias de juego observadas como teoremas-en-acción, construidos socialmente y durante un largo período de tiempo, influenciados por normas y creencias socialmente compartidas, así como por la construcción del conocimiento a nivel individual. Las autoras también usan el conocimiento obtenido de una base de datos generada por computadora para explorar una secuencia de movimientos del juego observado etnográficamente, verificando su robustez y las condiciones necesarias que lo convierten en una estrategia ganadora. Las autoras utilizan evidencia de datos etnográficos para argumentar que esas condiciones necesarias son asumidas tácitamente por los jugadores observados.