Vestidas para representar: o figurino feminino nos clássicos de Hitchcock

dObra[s]

Endereço:
RUA CARDOSO DE ALMEIDA, 788 - CONJ 144
São Paulo / SP
05013-011
Site: http://dobras.emnuvens.com.br/dobras
Telefone: (11) 4191-8183
ISSN: 2358-0003
Editor Chefe: Maria Claudia Bonadio
Início Publicação: 30/09/2007
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Vestidas para representar: o figurino feminino nos clássicos de Hitchcock

Ano: 2008 | Volume: 2 | Número: 3
Autores:
Autor Correspondente: M. Cara | mari.cara@gmail.com

Palavras-chave: figurino, Hitchcock, semiótica

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Alfred Hitchcock, além de carregar a reputação de mestre do suspense, é também conhecido pela sua predileção por loiras, que se apresentam sempre impecavelmente vestidas em suas tramas. Para demonstrar seu cuidado com o figurino feminino e a carga simbólica das roupas de suas protagonistas, este artigo analisará quatro clássicos: Janela indiscreta, Um corpo que cai, Os pássaros e Psicose.



Resumo Inglês:

Besides the reputation of master of suspense, Alfred
Hitchcock is also known as a director who had a predilection
for blond women, who are always impeccably dressed in his
movies. In order to show Hitchcock´s concern with female costume
and the symbolic meanings of his leading ladies’ clothing,
this paper will examine four classics: Rear Window, Vertigo, The
Birds and Psycho.