O cenário de modernização na cidade do Rio de Janeiro iniciado ainda no século XIX propiciou mudanças econômicas, políticas e culturais significativas. Essas mudanças, alavancadas por acontecimentos históricos como a Abertura dos Portos, em 1808, e as reformas urbanas, caminhavam ao lado de um processo de construção de uma mentalidade civilizatória endossada pelas elites locais, a partir de moldes europeus, mais precisamente franceses, tidos como sinônimos de elegância e civilidade. Neste mesmo período, a imprensa carioca produzia materiais de circulação periódica, como jornais e revistas. É neste contexto que as revistas ilustradas se popularizam, participando do processo de modernização da “cidade-corte”, com o objetivo de moldar a “nova sociedade carioca”, principalmente no que tange hábitos de consumo, mais precisamente de moda. Esse meio de comunicação atuou como importante pilar na construção de um novo Rio de Janeiro, propagando costumes, apontando o que deveria ser consumido e como deveria ser usado por essa sociedade em transição, a partir de padrões estéticos estrangeiros, produzindo sentidos e simbologias próprias a uma população que passou a caminhar por novas ruas e avenidas largas e modernas, em um novo processo de “ver e ser visto”. Neste sentido, as revistas ilustradas se constituem como objeto de estudo do artigo, onde foram analisadas as seguintes publicações: O malho (1902 – 1954), Revista da Semana (1900 – 1940), Fon-Fon! (1907 – 1958), O Novo Correio das Modas (1852 – 1854) e A Estação (1879-1904). O recorte temporal abarca o final do século XIX e início do século XX.
The scenario of modernization in the city of Rio de Janeiro initiated in the nineteenth century led to significant economic, political and cultural changes. These changes, leveraged by historical events such as the Opening of Ports in 1808, and urban reforms, were moving alongside a process of building a civilizing mentality endorsed by local elites, from European, more precisely French models, which were considered as synonyms of elegance and civility. In this same period, Rio de Janeiro’s press produced periodic circulation materials, such as newspapers and magazines. It is in this context that the illustrated magazines become popular, participating in the process of modernization of the “court-city”, with the purpose of shaping the “new society of Rio de Janeiro”, especially in what concerns consumer habits, more precisely fashion. This means of communication acted as an important pillar in the construction of a new Rio de Janeiro, propagating customs, pointing out what should be consumed and how it should be used by this transitional society, based on foreign aesthetic standards, producing senses and symbologies of its own for a population that began to walk through new streets and wide and modern avenues, in a new process of “seeing and being seen”. In this sense, the illustrated magazines constitute the object of study of the article, where the following publications were analyzed: O malho (1902 - 1954), Revista da Semana (1900 - 1940), Fon - Fon! (1907 - 1958), O Novo Correio das Modas (1852 - 1854), and A Estação (1879-1904). The temporal cut spans the late nineteenth and early twentieth centuries.