Virgílio de Lemos: o intelectual em trânsito

Anuário De Literatura

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Pós-Graduação em Literatura - Centro de Comunicação e Expressão - Campus Universitário - Trindade - Florianópolis
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ISSN: 21757917
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Início Publicação: 30/11/1993
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

Virgílio de Lemos: o intelectual em trânsito

Ano: 2013 | Volume: 18 | Número: 2
Autores: Luciana Brandão Leal
Autor Correspondente: Anuário de Literatura | anuariodeliteratura.cce@gmail.com

Palavras-chave: identidade, poesia, polifonia, resistência, virgílio de lemos

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Resumo Português:

Este artigo tem por objetivo investigar alguns traços significativos da poética de Virgílio de Lemos, que através da polifonia revelou-se rebelde e transgressora em relação ao modelo literário vigente em Moçambique. O poeta criou novas imagens e vocabulário, imprimiu novo ritmo a sua poesia, a fim de revelar os múltiplos saberes culturais presentes em seu país. A produção dos vários heterônimos (Duarte Galvão, Bruno Reis e Li Lee Yang) revela o esforço para acompanhar as inovações trazidas pelas vanguardas europeias, pelo modernismo brasileiro, além de romper com os paradigmas coloniais. Para o estudo aqui proposto, foram selecionados alguns textos publicados na antologia Eroticus Moçambicanus (1999), organizada por Carmen Lúcia Tindó Secco (UFRJ). Esse livro reúne os ciclos representativos da obra virgiliana, especialmente o que foi produzido entre 1944-1963. Da lírica virgiliana sobressaem a irreverência e a transgressão, constituindo-se como uma atitude subversiva em busca da identidade, além do grito de um poeta inconformado frente à repressão colonialista.