Este trabalho estudará como a narrativa de Lygia Bojunga emerge no palco da literatura para dar voz e representar o discurso da infância. A representação será estudada a partir de duas abordagens: o de - representar - como - falar em nome de - e - representar - , a partir de uma perspectiva performática, compreendendo que na obra dessa autora a forma narrativa se articula com a forma teatral para, a partir de um discurso metaliterário, estimular a emergência de uma consciência crítica e promover a ruptura da subalternidade à qual a infância está sujeita. Para este trabalho, foi implementada uma metodologia de recorte bibliográfico, fazendo-se uma revisão de dez livros da autora, publicados entre 1972 e 1988, sendo consideradas as ideias de Djamila Ribeiro, Gayitri Spivak, Antonio Cándido, Paulo Freire, Regina Zilberman, Maria Teresa Anduetto, entre outros autores para dar suporte teórico às abordagens expressadas .
En este trabajo se estudiará cómo la narrativa de Lygia Bojunga emerge en el escenario de la literatura para dar voz y representar el discurso de la infancia. La representación aparecerá estudiada desde dos enfoques; el de - representar - como - hablar en nombre de - y - representar - , desde una perspectiva per formática, entendiendo que en la obra de esta autora la forma narrativa se articula con la forma teatral para, a partir de un discurso metaliterario, estimular el surgimiento de una conciencia crítica y promover la ruptura de la subalternidad a la cual la infancia se encuentra sujeta. Para este trabajo se implementó una metodología de corte bibliográfico, haciendo una revisión de diez libros de la autora, publicados entre 1972 y 1988, siendo consideradas las ideas de Djamila Ribeiro, Gayitri Spivak, Antonio Cándido, Paulo Freire, Regina Zilberman, Maria Teresa Anduetto, entre otros autores para dar sustento teórico a los planteamientos expresados