O uso das tecnologias digitais, em especial na educação pode tornar aulas mais atrativas e influenciar diretamente na evolução cognitiva e no bem-estar no ambiente escolar. Equipamentos eletrônicos ligados à internet tornaram-se indispensáveis para grande parte da população. Os smartphones, especialmente, são hoje os equipamentos mais populares do mundo. Nesse sentido, foram esboçadas algumas possíveis intervenções didáticas para o ensino, especialmente de geografia, fundamentados no contexto da WEB 2.0 e WEB 3.0, utilizando as tecnologias digitais e virtuais, que, por sua vez, são acessadas por esses dispositivos. Destacam-se a (WEB) Cartografia, a Realidade Aumentada (RA), e o (GEO) Entretenimento, instrumentados em plataformas Google Earth, Google Street View, aplicativos para RA e jogos online.
The use of digital technologies, especially in education, can produce more attractive classes and directly influence the cognitive development and wellbeing in school environment. Electronic equipment connected to the internet has become essential to most of the population. Smartphones, in particular, are nowadays the most popular gadget in the world. In this sense, some possible didactic interventions for teaching were outlined here, especially to geography, using digital and virtual technologies based in the context of WEB 2.0 and WEB 3.0, which can be accessed by these devices. This paper focused on (WEB) cartography, augmented reality (AR), and the (GEO) entertainment, applied to Google Earth, Google Street View, applications for RA and online games.
El uso de las tecnologías digitales, en particular en la educación puede hacer clases más atractivas e influyen directamente en el desarrollo cognitivo y el bienestar en el ambiente escolar. Equipo electrónico conectado a internet se han convertido en esenciales para gran parte de la población. Smartphones, sobre todo, hoy en día son el equipo más popular del mundo. En este sentido, fueron descritas algunas posibles intervenciones didácticas para la enseñanza, especialmente geografía, basado en el contexto de WEB 2.0 y WEB 3.0, utilizando tecnologías digitales y virtuales, que, por su vez, se acceden por estos dispositivos. La (WEB) cartografia, realidad aumentada (AR) y el (GEO) entretenimiento, instrumentados en plataformas Google Earth, Google Street View, aplicaciones de RA y juegos online.